in

Você sabe o que é Marketing Viral?

Fala Champs!

Sabe qual o origem do nome Marketing Viral?

Viral faz referência a um vírus (uma doença), que se espalha/transmite de pessoa pra pessoa.

Com essa definição é possível ilustrar e resumir bem o que é Marketing Viral. Usando essa estratégia, as empresas criam campanhas de marketing viral para divulgar suas marcas ou conteúdo que é espalhado por seus próprios clientes, criando assim uma enorme epidemia, contagiando cada vez mais e mais gente.

Para que essa epidemia se torne uma calamidade pública, tudo depende do conteúdo que você está criando, quanto mais legal e criativo, mais as pessoas irão gostar e assim ficarão instigadas em compartilhar o seu conteúdo e com isso mais e mais irão espalhar esse vírus para o máximo de pessoas que elas conheçam, se tornando assim uma campanha viral, ou como nós dizemos: viralizou.

Case de sucesso

Hotmail

O maior case de sucesso de markting viral foi com o Hotmail, os criadores do serviço tiveram a ideia de colocar uma simples mensagem no rodapé de cada mensagem enviada pelos seus usuários. A mensagem dizia algo assim “Este email foi enviado por Hotmail” e com isso havia um link no qual a pessoa poderia clicar para criar uma conta.

O resultado disso? Em pouco dias, isso mesmo, em poucos dias, o Hotmail conseguiu um monstruoso trafego de acesso no qual resultou em milhares e milhares de novas contas abertas diariamente, se tornando assim na época o maior serviço de email do mundo. Tudo isso graças a uma simples mensagem no rodapé de um email.

Evian

Você provavelmente pode nunca ter consumido um produto da Evian, mas provavelmente já deve ter assistido ao seu vídeo que viralizou na internet e alcançou até o momento uma marca de 115 milhões de views no YouTube.

A Evian vende água mineral nos ambientes mais sofisticados e caros do planeta. Sua fonte de água foi descoberta durante a Revolução Francesa em 1789. Sua origem vem da chuva e da neve que caem nos altos dos montes Chablais, nos Alpes Franceses. A água é filtrada naturalmente através de camadas de areia glacial, em um processo que demora cerca de 15 anos, adquirindo a composição mineral ideal com minerais únicos e pH neutro balanceado, sem sofrer nenhum processo industrial.

Enfim, nem imagino o quanto deve custar essa água até porque creio que eu não iria ter coragem de pagar. Mas vejamos então o famoso vídeo deles que se tornou um viral:

Escrito por Yuri Novaes

Oi, meu nome é Yuri Novaes e acredito que o empreendedorismo pode transformar não só o mundo em um lugar melhor, mas também a sua vida para melhor!

#HardWork

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em tempos de crise, investir em marketing digital pode ser a salvação da sua empresa

Minha Retrospectiva 2015