in

Shopping Journey: O comportamento do consumidor moderno

Muito se escuta que estamos vivendo uma revolução tecnológica, constantemente noticiários relatando a substituição de pessoas por maquinas/robôs, automatização de processos e etc… ou seja, o mundo está mudando e junto com ele quem está em constante mudança são as pessoas, mais especificamente, os consumidores.

O consumidor moderno, esse do século XXI, desenvolveu novos hábitos, criou novas rotinas, se adaptou a novas tecnologias. De fato, falando em tecnologia, seria impossível não acontecer uma transformação no comportamento das pessoas em meio a tanta tecnologia disponível na palma da mão.

Essa transformação refletiu também no comportamento de compra do consumidor. Hoje, cada vez mais o velho hábito de sair de casa e ir as lojas pesquisar por preços e produtos está perdendo força, pois tudo está mais moderno, dinâmico e fácil.

Com a facilidade da tecnologia, o consumidor pesquisa rapidamente o produto desejado na palma da mão, ou seja, pela tela do seu smartphone. Esses novos hábitos já fazem parte do DNA das gerações Millennials e Z, e cada vez mais vem se consolidando entre os baby boomers.

Diante desse contexto, descobriu-se que o consumidor possui uma série de rotinas para de fato finalizar e efetivar uma compra. Eis então que esse comportamento foi batizado de Shopping Journey, em português seria Jornada de Compra.

O que é Shopping Journey?

A definição de Shopping Journey é uma jornada no qual o consumidor passa por vários caminhos até de fato finalizar uma compra.

Para esclarecer e exemplificar esse conceito imagine que gostaríamos de comprar um tênis de corrida. Para isso qual seria a sua primeira ação para iniciar essa compra?

Veja o exemplo de como seria a minha jornada de compra:

Verificamos assim que o consumidor percorreu vários caminhos até concluir a compra, iniciando de uma simples recomendação, passando pela loja física até fechamento da compra pelo seu smartphone.

Esse conceito pode ser analisado também dentro do seu estabelecimento, no qual você pode mapear qual a jornada de compra do seu cliente até que de fato ele vá ao caixa pagar pelas compras. Com isso, você pode ajustar o seu negócio para que possa oferecer a melhor experiência de compra ao seu cliente.

Percebemos também neste conceito, a importância de ser Omni Channel, para isso irei publicar um novo artigo aprofundando nesse conceito de multicanal.

Written by Yuri Novaes

Oi, meu nome é Yuri Novaes e acredito que o empreendedorismo pode transformar não só o mundo em um lugar melhor, mas também a sua vida para melhor!

#HardWork

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Experiencia do cliente: Hotel Urbano

3 dicas de como planejar seus objetivos para alcançá-los em 2019