Marketing

Shopping Jorney: O comportamento do consumidor moderno

Muito se escuta que estamos vivendo uma revolução tecnológica, constantemente noticiários relatando a substituição de pessoas por maquinas/robôs, automatização de processos e etc… ou seja, o mundo está mudando e junto com ele quem está em constante mudança são as pessoas, mais especificamente, os consumidores.

O consumidor moderno, esse do século XXI, desenvolveu novos hábitos, criou novas rotinas, se adaptou a novas tecnologias. De fato, falando em tecnologia, seria impossível não acontecer uma transformação no comportamento das pessoas em meio a tanta tecnologia disponível na palma da mão.

Essa transformação refletiu também no comportamento de compra do consumidor. Hoje, cada vez mais o velho hábito de sair de casa e ir as lojas pesquisar por preços e produtos está perdendo força, pois tudo está mais moderno, dinâmico e fácil.

Com a facilidade da tecnologia, o consumidor pesquisa rapidamente o produto desejado na palma da mão, ou seja, pela tela do seu smartphone. Esses novos hábitos já fazem parte do DNA das gerações Millennials e Z, e cada vez mais vem se consolidando entre os baby boomers.

Diante desse contexto, descobriu-se que o consumidor possui uma série de rotinas para de fato finalizar e efetivar uma compra. Eis então que esse comportamento foi batizado de Shopping Journey, em português seria Jornada de Compra.

O que é Shopping Journey?

A definição de Shopping Journey é uma jornada no qual o consumidor passa por vários caminhos até de fato finalizar uma compra.

Para esclarecer e exemplificar esse conceito imagine que gostaríamos de comprar um tênis de corrida. Para isso qual seria a sua primeira ação para iniciar essa compra?

Veja o exemplo de como seria a minha jornada de compra:

Verificamos assim que o consumidor percorreu vários caminhos até concluir a compra, iniciando de uma simples recomendação, passando pela loja física até fechamento da compra pelo seu smartphone.

Esse conceito pode ser analisado também dentro do seu estabelecimento, no qual você pode mapear qual a jornada de compra do seu cliente até que de fato ele vá ao caixa pagar pelas compras. Com isso, você pode ajustar o seu negócio para que possa oferecer a melhor experiência de compra ao seu cliente.

Percebemos também neste conceito, a importância de ser Omni Channel, para isso irei publicar um novo artigo aprofundando nesse conceito de multicanal.

Load More In Marketing

Deixe uma resposta

Pesquisar

About me


Oi, meu nome é Yuri Novaes e acredito que o empreendedorismo pode transformar não só o mundo em um lugar melhor, mas também a sua vida para melhor!

#HardWork

Instagram

  • Uma das fabricantes mais tradicionais de motocicletas do mundo, a icônica Harley Davidson, nos mostra que para se manter no mercado, é preciso se atentar as constantes mudanças de consumo e hábitos dos seus clientes.
.
Diante disso, a empresa observou a tendência de veículos elétricos e recentemente a companhia apresentou os primeiros protótipos do que pode vir a ser a sua scooter elétrica. Um modelo off road, mais robusta do que as bikes elétricas que já vimos pelas ruas.
.
O modelo já vem ganhando vários adeptos pelas redes sociais, e você, achou ela estilosa?
.
#harleydavidson #eletrica #motorcycle #moto #road #bike
  • O mundo está em constante transformação, as pessoas mudam, os celulares mudam, a moda muda... tudo muda.
.
Com a economia não seria diferente, o mercado de trabalho a cada dia vive uma transformação, são novas tecnologias, novas formas de trabalho, novas fontes de renda, tudo sempre em constante evolução.
.
Você vem se adaptando ou está estagnado, parado no tempo? Ainda chama a nossa moeda de cruzado? Ainda tem velhos hábitos? Ainda trabalha da mesma forma? Ainda envia um telegrama?
.
Darwin já dizia que os fortes não são os maiores em tamanho, mas sim aqueles que conseguem se adaptar às mudanças do mundo. São esses que seguem na batalha, são esses que sobrevivem. .
.
#trabalho #business #inovacao #inspiration #inspiracao #success #sucesso #transformacao #evolucao #economia #dinheiro #money #cash #digital
  • Você sabe quais são as maiores empresas brasileiras em valor de mercado? Provavelmente você é cliente de algumas delas...
.
.
#brasil #business #negocio #empresa #valor #mercado
  • Não adianta ficar anos, meses, dias e horas planejando, preenchendo planilhas, desenvolvendo planos de negócio, criando milhões de teorias, pois quando você vai para a prática, pode ser tarde demais.

Seja ágil, erre rápido, aprenda rápido, corrija rápido.
.
🔶 Feito é melhor que perfeito.
.
#business #mercado #negocio #play
  • Is very welcome 2019 / Es muy bien venido 2019 / Herzlich Willkommen 2019 / Est la bienvenue 2019 / È molto gradito 2019 / Seja muito bem vindo 2019 🌎
.
.
#happynewyear #2019 #world
  • Uma avó, uma mãe, um pai. Minha melhor amiga! Foi pra mim tudo e mais um pouco. Que Deus te dê um bom lugar e guarde um pra mim, pois quando for a minha vez, te encontro por aí. Te amo! 🖤
  • Família Picanha! 🍻
-
#family #familia #tennis #amigos
  • Circuito de palestras do Sebrae no qual foi comentado o apoio que a instituição oferece as Micro e Pequenas Empresas de todo país. Um excelente recurso no qual os empresários podem contar para alavancar os seus negócios.
-
Luiz Nogueira, economista e jornalista editor da revista Isto é Dinheiro, dando uma aula sobre o cenário político econômico que se encontra o nosso país. -
Carol Barcellos (@carolbarcellos) e Clayton Conservani (@claytonconservani) nos mostrando o quanto o poder da determinação, foco e treino é importante para superar os nossos limites para alcançarmos os nossos objetivos. -
#empreendedorismo #work
  • Eleve a sua alma, transborde gratidão e sinta a perfeição da criação divina!
.
#goodvibes #cachoeira #awesome #nature #natureza #gratidão #feelings