Tecnologia

Saiba todas as novidades que rolou no evento Conferência F8 2019 do Facebook

Nesta terça-feira (30), rolou a F8, que é o evento anual do Facebook no qual a empresa apresenta quais os rumos que ela está tomando e quais as novidades que ela irá lançar no mercado. Nesta publicação você irá conhecer todas essas novidades em primeira mão!

Diante de tantos escândalos que a empresa vem se envolvendo ao longo dos últimos anos devido à falta de cuidado e privacidade com os dados/informações dos usuários da rede social, o fundador da empresa, Mark Zuckerberg, mostrou durante a sua apresentação que o Facebook está disposto a reverter essa situação, tendo assim como o principal foco da empresa o compromisso em manter as dados de seus usuários em segurança.

O que foi apresentado no evento do Facebook, o F8

Nova interface da rede social Facebook

Durante a apresentação do evento, um dos grandes destaques e o que mais chamou a atenção de todos foi a nova interface do Facebook. Após 15 anos do lançamento do Facebook, a rede social irá passar pela maior transformação da sua história.

Uma das principais mudanças é que, pela primeira vez, o Facebook irá abandonar a icônica barrinha azul que fica no topo da plataforma, trocando-a por um modelo mais “limpo” na cor branca. O design lembra muito o de outros apps da empresa, tais como Messenger e o queridinho Instagram, que grande predoma a cor branca e da um grande destaque aos vídeos de Stories.

Para os aplicativos mobile, as mudanças serão disponibilizadas em breve, porém para a versão desktop ainda não há uma previsão de lançamento, tendo em vista que será necessário mais alguns meses para finalização de todas as mudanças.

Melhoria de privacidade do Facebook

Dentro desse compromisso de oferecer maior segurança aos dados dos usuários, o Facebook será baseado em 6 conceitos, são eles:

  • Interações privadas
  • Criptografia
  • Permanência reduzida
  • Segurança
  • Interoperabilidade
  • Armazenamento seguro de dados

O primeiro serviço a receber essas mudanças será o Messenger, no qual irá ganhar criptografia entre as conversas por padrão. Agora todas as mensagens trocadas no Messenger serão criptografadas assim como acontece no WhatsApp. Segundo Zuckerberg, nem mesmo o Facebook irá conseguir decifrar o que está sendo dito entre os usuários. Será!?

Melhoria de performance

Um ponto muito interessante tendo em vista que hoje armazenamento vale ouro, o Facebook anunciou um novo projeto chamado LightSpeed, que visa reduzir drasticamente o espaço ocupado pelo aplicativo instalado no seu celular, além também de fazer com que ele seja muito mais rápido do que os outros aplicativos da empresa, até mesmo que o WhatsApp.

Outra vez, será!?

A força dos grupos

Outra grande mudança que irá impactar drasticamente os usuários da rede social, será a força que os grupos terão a partir do lançamento da nova interface. Eles não apenas aparecerão numa posição de maior destaque no menu esquerdo da rede social (na versão para desktop), como também será possível postar em qualquer grupo direto da página inicial, igual à quando se posta uma publicação de status.

Dentro dessa reestruturação da plataforma, os grupos terão particularidades, dependendo do grupo, ele terá uma temática diferente. Por exemplo, grupos criados para divulgar vagas de emprego poderão ter um template diferente dos outros, com o intuito de ajudar os usuários a se conectar melhor com possíveis empregadores.

A ideia desse novo foco dos grupos é fazer com que o Facebook deixe de ser uma rede social onde você fica sabendo das últimas notícias, o que fez com que ela fosse usado para espalhar as famosas Fake News, se tornando assim um lugar onde você se conecta a outras pessoas que possuem um interesse parecido com o seu, basicamente uma rede social mais parecida com o que era o Orkut, diferentemente do que fez com o que o Facebook se tornar a potência que é hoje.

Seria essa a oportunidade para a volta do Orkut?

Novo app de paquera: Facebook Dating

Deu match! Quem aí é fã do Tinder? Está chegando no mercado a mais nova solução de paquera da Internet, o Facebook Dating.

Já de praxe do fundador da maior rede social do mundo, copie tudo que é bom, foi assim com os stories do Snapchat, agora a empresa tenta copiar a ideia do Tinder, lançando a sua própria solução de paquera.

O Facebook Dating, por enquanto está disponível através do mesmo aplicativo principal da rede social, estando disponível apenas em smartphones com Android e iOS (sistema do iPhone).

Dentre os destaques apresentados do Facebook Dating, uma função que chama bastante atenção é a função “crush secreto”, que tem como objetivo facilitar a “chegada” naquele seu amigo ou amiga que você não tem certeza se está afim de você.

A função — que é uma espécie de evolução natural das “cutucadas” — permite que você marque como “crush” qualquer pessoa de sua lista de amigos. Aí, a coisa funciona de forma parecida com o Tinder: caso alguma das pessoas que você marcou também tenha te marcado como “crush”, o app alerta ambos sobre as marcações e facilita algum dos dois em criar coragem e chamar o outro para sair, ao mesmo tempo que evita qualquer tipo de vergonha ou decepção caso marque alguém que não te marcou de volta — que era o maior problema da cutucada, a decepção de cutucar e não ser cutucado de volta.

Integração da comunicação entre aplicativos da empresa

O Facebook está trabalhando na integração dos aplicativos da empresa criando assim um mesmo universo na comunicação dos usuários.

O que isso quer dizer?

Você estará no Instagram e poderá mandar mensagem para o seu amigo que está no WhatsApp e vice-versa. Ou seja, poderá se comunicar com seu amigo através de qualquer plataforma da empresa.

Segundo a apresentação da F8, as mensagens entre aplicativos funcionarão de maneira semelhante ao modo como as pessoas fazem chamadas telefônicas – você não precisa saber se o seu amigo tem o chip da TIM ou da Claro, basta ligar. De acordo com ela, a filosofia será a mesma em qualquer um dos serviços de mensagens do Facebook: apenas mande uma mensagem para o seu amigo. Ele receberá o conteúdo em qualquer serviço do Facebook.

Novo visual do Instagram Stories

O Instagram também terá mudanças, mas calma, nada de mudanças drásticas assim como foi com o plataforma do Facebook.

O que mais chama a atenção é a câmera de Stories do Instagram, ela será atualizada, antes em linha, agora será em uma espécie de circulo os recursos de filtro e animações dos stories.

Prevista para ser liberada em todo o mundo nas próximas semanas, a atualização também libera o que foi chamado de modo Create. Ele aparecerá ao lado das opções de câmera e transmissão ao vivo, e, de acordo com o Instagram, simplificará o uso do Stories.

O modo create reunirá os recursos que costumam ser usados nas publicações, como perguntas e enquetes. O objetivo é que essas opções sejam mostradas com mais destaque na tela e estimulem os usuários a compartilharem mais coisas com seus seguidores.

Falando em seguidores veja, o tópico abaixo!

Instagram irá ocultar o número de likes / curtidas

Em uma tentativa de combater o bullying e a depressão / ansiedade, o Instagram confirmou os rumores que começaram a surgir na semana passada. A empresa realmente pretende começar a ocultar a quantidade de curtidas que uma publicação recebeu, dando mais destaque apenas ao conteúdo.

Apenas o autor da publicação terá acesso às métricas do post, enquanto quem visualizou só poderá saber se outros contatos também curtiram a publicação.

Atualmente em fase de testes no Canadá, o experimento deve levar em conta se houve ou não um impacto no uso do aplicativo, tornando a plataforma mais saudável para os usuários, e gerando interações mais positivas. Se após algum tempo o Instagram concluir que o experimento trouxe bons resultados, as medidas serão atualizadas para todos os usuários.

A justificativa oficial do Instagram é que a rede social espera que seus usuários se foquem mais nas fotos e nos vídeos que são compartilhados pelas pessoas que elas seguem e não na contagem de visualizações ou de likes que essas publicações estão recebendo.

Instagram Stories terá sticker para doações

Outra mudança apresentada para a rede social é um novo sticker voltado para divulgar campanhas de doação para organizações sem fins lucrativos. O Instagram afirma que já começou a liberar o recurso nos Estados Unidos e que está trabalhando para levá-lo a mais países.

Com a opção, é possível selecionar uma das organizações presentes no Instagram e incentivar outros usuários a contribuírem. O sticker de doação será exibido junto às opções de perguntas e contagem regressiva.

Instagram intensifica as vendas dentro da rede social com o Instagram Checkout

Uma novidade bastante interessante para todos os usuários é a liberação da função de vendas para os influenciadores digitais, que antes era liberado apenas para empresas.

A solução, conhecida como Instagram Checkout, está sendo testada ao menos desde março e transfere o processo de compra para a plataforma. Após selecionar o produto, o app mostra detalhes e destaca um botão para finalizar a compra. Na tela seguinte, basta confirmar os dados e escolher a forma de pagamento. Já na próxima semana, o Instagram começará a liberar um recurso para usuários realizarem compras dentro do aplicativo. A solução será oferecida em todo o mundo, mas, em um primeiro momento, apenas alguns influenciadores poderão destacar produtos em suas publicações.

Load More In Tecnologia

Deixe uma resposta

About me


Oi, meu nome é Yuri Novaes e acredito que o empreendedorismo pode transformar não só o mundo em um lugar melhor, mas também a sua vida para melhor!

#HardWork

Pesquisar

Instagram

[instagram-feed num=9 cols=3]