Empreendedorismo

Não sabe se sua ideia pode dar certo ou não? Utilize a metodologia MVP e descubra

Muitos empreendedores acreditam que para começar um negócio é necessário grandes investimentos financeiros, uma mega infraestrutura, planos de negócio, enfim, acabam se perdendo no mar de burocracias que vivemos.

Mas a verdade é que para iniciar um negócio você precisa apenas de uma coisa: DETERMINAÇÃO!

Não é que todas essas teorias sejam desnecessárias, em um certo ponto e momento tem a sua importância, porém você precisa focar no que realmente precisa ser feito para não perder o timing do seu business.

Vejo muitos empreendedores nesse dilema, passam anos e anos planejando, no papel já possuem uma mega corporação, porém na vida real, não executou nada, não colocou em prática obsoletamente nada e por fim e não menos importante, não validou o seu modelo de negócio, não sabe como o mercado irá se reagir, não sabe se os seus clientes irão gostar da sua ideia ou não.

Diante desse problema rotineiro, foi desenvolvida uma técnica denominada como MVP (Minimal Viavel Product), em português Brasil, mínimo produto viável.

O que é o MVP – Mínimo Produto Viável

Essa técnica bastante difundida no livro Startup Enxuta, no qual o autor Eric Ries mostra como grandes empresas surgiram através de um MVP, nos faz abrir a cabeça e ver o que realmente precisamos para construir um negócio é focar no que realmente importa e ter determinação, pois se você acha que a vida é esses toddynho gelado seu, você está enganado.

A técnica do MVP, mínimo produto viável, consiste em, para que você possa testar rápido o seu produto ou o seu modelo de negócio, essa é a maneira mais ágil para validar a sua ideia, construindo um protótipo de uma versão final do seu negócio, uma estrutura mínima para que você possa validar se o seu business tem futuro ou não, ou seja, um mínimo produto viável para que você possa apresentar para um cliente para ver se ele tem interesse ou não no seu produto. Tudo de forma simples, barata e rápida.

Essa técnica de MVP vem ao encontro com uma teoria que diz: Teste rápido, erre rápido, aprenda rápido e corrija rápido.

O mundo está em uma evolução constante, a todo instante uma novidade aparece, uma nova tendência surge, novos hábitos são criados e se você fica preso a teorias, planos de negócios que nunca saem do papel, você vai perder o timing do seu negócio e a oportunidade que você tinha vai passar em um piscar de olhos.

Exemplo de grandes negócios que surgiram através de um MVP

Groupon

O Groupon começou como um blog, no qual todos os cupons eram enviados por e-mail, através de um PDF. A primeira versão do site era completamente manual e sem grandes investimentos. “Alguém entrava no site e fazia um pedido “Quero comprar uma pizza com desconto”. Quando eles recebiam um pedido como esse, eles saiam correndo para encontrar alguma pizzaria, que se disponibilizassem a criar um cupom de desconto para eles.

Uber

O Uber faz muito sucesso hoje em dia, mas antes era preciso testar o modelo do negócio e sua plataforma. O aplicativo começou a ser testado somente em algumas regiões, nas quais carros de luxo prestavam o serviço de corrida.

A empresa não deixou o MVP para trás e continua com o modelo de validação ativo. No ano passado, o Uber no Brasil começou a trabalhar com o MVP do UberCOPTER, um projeto de transporte por helicóptero no qual estão analisando se é viável ou não.

Dropbox

O Dropbox já passou por várias modificações desde que foi idealizado pelo seu fundador, Drew Houston. A função do MVP do Dropbox era validar o interesse das pessoas na ferramenta e se o modo de funcionamento era aceito pelos consumidores. Para que eles pudessem testar a ideia do Dropbox, o próprio fundador fez um vídeo apresentando o serviço para uma comunidade da área. Desta forma ele pode avaliar se as pessoas tinham interesse no seu produto, tudo isso antes de investir no desenvolvimento final do serviço.

Load More In Empreendedorismo

Deixe uma resposta

About me


Oi, meu nome é Yuri Novaes e acredito que o empreendedorismo pode transformar não só o mundo em um lugar melhor, mas também a sua vida para melhor!

#HardWork

Pesquisar

Instagram

[instagram-feed num=9 cols=3]