Tecnologia

Cuidado sua empresa pode ser sequestrada! Entenda tudo sobre o ataque hacker que parou o mundo e saiba como se proteger

Nesta última semana um dos principais fatos ocorridos foi o ataque hacker que o mundo sofreu, especialmente a Europa e os Estados Unidos, no qual foram os grandes alvos.

O ataque tem origem chinesa, isso não quer dizer que realmente tenha originado de lá, pois os hackers camuflam os seus rastros para confundir as investigações, no total 74 países foram atacados.

Entre esses países, o Brasil está na lista no qual teve diversas empresas que sofreram esse ataque, entre essas empresas estão grandes órgãos públicos como o Tribunal da Justiça de São Paulo e o INSS.

Como é o vírus e como os hackers atacam as empresas

O vírus se chama WannaCry, ele é da espécie ransomware. Esse tipo de vírus ataca brechas do seu computador e literalmente sequestra os seus arquivos pedindo então um regaste em dinheiro para devolver os dados da sua empresa.

É um tipo de ataque muito inteligente, hoje qualquer empresa possui um servidor no qual salva todos os arquivos o seu negócio, tais como dados de cliente, contas a pagar e receber etc. Os hackers atacam então esses servidores, ou seja, o coração da empresa deixando você assim totalmente vulnerável a esse tipo de crime.

Após conseguir acessar o coração da empresa, eles criptografam todos os arquivos do servidor e então toda a empresa fica paralisada, pois todos os arquivos são sequestrados, causando assim um prejuízo enorme ao seu negócio.

Ao tentar acessar o servidor, você irá se deparar com uma mensagem muito bem redigida, no qual eles explicam o que está acontecendo com o seu computador e como você pode reverter a situação, ou seja, eles explicam que você foi atacado e os seus dados foram sequestrados e criptografados e para reverter isso é necessário realizar um pagamento, no caso, pagar o resgate dos arquivos. Tudo isso com um cronometro do lado da mensagem dizendo que caso você não pague pelo resgate, todos os seus dados serão excluídos, é realmente de aterrorizar, pois a vida do seu negócio está em jogo.

Como pagar pelo resgate dos seus dados

O pagamento do resgate é feito pela moeda que se chama Bitcoin. Essa moeda tem origem totalmente digital, no qual não se passa por instituições financeiras, sendo assim praticamente uma unanimidade entre os hackers, pois é extremamente difícil conseguir rastrear para quem está sendo enviado o dinheiro e quem está de fato recebendo-o.

Para pagar o resgate caso você não tenha bitcoin, não tem problema, você pode comprar bitcoins com dinheiro real. Mas cuidado, caso você opte por realmente pagar pelo resgate, não há nenhum tipo de garantia que de fato você irá receber os seus dados de volta.

Os principais alvos do WannaCry

Nesse último ataque, o principal alvo foi o Windows Server 2003, se infiltrando pelo código remoto em execução SMBv2 do sistema operacional. A indícios também que o Windows 8 possui uma vulnerabilidade para o ataque.

O que fazer para se proteger contra o ataque do WannaCry

Existe algumas medidas que você pode realizar para se prevenir contra a ameaça:

1. Faça as atualizações dos seus computadores com periodicidade através do Windows Update.

2. Crie uma política de backup diário em sua empresa, é importante manter esses backups em dispositivos off-line para que não corram o risco de serem sequestrados também.

3. Utilize antivírus em todas as estações da empresa, eles podem ser um grande aliado no combate a cyberataques.

4. Utilize firewall em seus servidores, criando assim mais um barreira contra os ataques.

5. Fique atento a novas atualizações e a novas tecnologias, pois o mundo está constante transformação e a cada dia novas práticas hackers são desenvolvidas.

 

Load More In Tecnologia

Deixe uma resposta