in

Como pensa um bilionário: Bill Gates

Há 40 anos atrás, o americano Bill Gates criou a Microsoft, empresa que se tornou uma gigante no mercado de tecnologia. Diante disso, Gates acumula uma fortuna atualmente de US$ 76 bilhões, sendo assim o homem mais rico do mundo.

Gates virou uma inspiração para empreendedores devido ao seu enorme sucesso. Ele ainda se destaca por sua veia humanitária: com a Fundação Bill e Melinda Gates financia projetos sociais em todo mundo.

O site da revista “Inc.” compilou algumas frases de Gates. Elas mostram o americano sob diversos aspectos: seu estilo de gestão, suas crenças e visões políticas. Confira abaixo como pensa um bilionário:

1. Sobre o sucesso
“O sucesso é um professor traiçoeiro. Ele seduz pessoas inteligentes e as faz pensar que elas não podem perder tudo”

2. Sobre Steve Jobs
“Steve e eu somos muito diferentes em aspectos de gestão e sobre como encarar a vida. Mas temos coisas em comum: somos bons em recrutar pessoas e hiperativos. Além disso, trabalhamos à exaustão. Todas são características essenciais a qualquer empreendedor.
No mundo, raramente vemos alguém que teve um impacto como o Steve teve. É uma honra grande trabalhar ao seu lado. Sentirei sua falta imensamente”

3. Sobre sua vida simplista
“Jogar bridge [um jogo de cartas] é bastante antigo, mas eu gosto. E longe de computador. Também lavo a louça todo dia. Outras pessoas até se voluntariam a fazer isso por mim, mas gosto do jeito que eu lavo tudo”

4. Sua definição da inteligência
“Inteligência é a capacidade de absorver informação em tempo real. De fazer perguntas que façam sentido. É ter boa memória. É traçar pontes entre assuntos que não parecem estar relacionados e inovar ao fazer essas conexões”

5. Sobre o papel do dinheiro em sua vida
“Eu estou certamente bem em relação a comida, roupas e tudo que preciso para viver. O dinheiro não tem utilidade para mim além dessas necessidades. Meu objetivo com o dinheiro é ter uma empresa forte e ajudar os mais pobres”

6. Sobre o governo
“Devemos ser realistas e entender que um governo, sem a constante atenção de pessoas altamente qualificadas e sem métricas, acabará não fazendo o que deve muito bem”

7. Desenvolvimento x capital de risco
“Ações sociais são vistas por alguns indivíduos como algo ineficaz, pois você gasta dinheiro com as pessoas e nem sempre elas se desenvolvem. Os fundos de investimento de capital de risco funcionam exatamente da mesma forma. Seu porcentual de acerto é patético. É menor que o nosso [referindo-se a seu projeto, a Fundação Bill e Melinda Gates]. Claro, às vezes os investimentos deles são o primeiro passo para a criação de um Google, por exemplo. Mas nós criamos muito mais “pessoas Google” do que eles”

8. Sobre clientes bravos
“Seus clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado”

9. A importância da inovação
“O estilo de vida que temos não é uma criação política. Há 300 anos, todo o mundo era pobre como o inferno. A vida era curta e brutal. Isso não acontecia porque os políticos eram ruins. Na verdade, havia bons políticos. Só que não havia inovação. Mas aí começamos a criar. Surgiram a eletricidade, a máquina a vapor, microprocessadores, os estudos de genética e avanços da medicina. Política, estabilidade e educação são importantes, claro. Mas a inovação é o que é realmente essencial para progredirmos.”

10. Sinceridade com os funcionários
“Se eu considero algo um desperdício de tempo, ou simplesmente ruim, eu não espero muito para expressar meu desagrado. É tudo no tempo real. Então é comum me ver falando que ‘esta é a ideia mais imbecil que eu já ouvi’ em reuniões”

11. Sobre falhas
“É ótimo celebrar o sucesso, mas mais importante ainda é assimilar as lições trazidas pelos erros que cometemos”

Written by Yuri Novaes

Oi, meu nome é Yuri Novaes e acredito que o empreendedorismo pode transformar não só o mundo em um lugar melhor, mas também a sua vida para melhor!

#HardWork

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tour da Bel Pesce 2015: Goiânia/GO