in

5 tendências das redes sociais para 2017 que você precisa saber

O crescimento das mídias sociais nos últimos tempos fez com que as empresas passassem a enxergar o grande potencial que traz para os seus negócios se começarem a surfar essa onda e então cravaram de uma vez por todas uma presença forte nas plataformas sociais.

Com os seus perfis, as empresas conseguem interagir com seus clientes, resolver seus problemas e fazer posts direcionados, com o objetivo de atingir mais pessoas.

No entanto, tudo nas redes é efêmero. O que faz sucesso hoje pode dar errado amanhã. Por isso, sempre vale ficar atento às novidades. Em entrevista à Inc., Ryan Holmes, fundador e CEO do Hootsuite, listou o que vai fazer sucesso no ano que vem. Confira:

1. Posts promovidos e anúncios valerão a pena

O jeito “antigo” de conquistar usuários, com muitas atualizações diárias, já não surte tanto resultado. Com muitas redes usando algoritmos que limitam as postagens que aparecem para cada usuário, o conteúdo online fica em desordem.

Por isso, a dica de Holmes é apostar mais em anúncios, já que os algoritmos das redes sociais, como por exemplo do Facebook, trabalharão para impulsionar conteúdo pago, e essa tendência poderá ser seguida por outras mídias sociais.

2. Funcionários promovendo os perfis da empresa

Já para as empresas que desejam crescer online sem gastar dinheiro, a dica é orientar os funcionários a promover o negócio em seus perfis pessoais, pois isso vai ampliar o número de pessoas que verão sobre aquela ação, empresa, produto ou marca. Vale ressaltar, é obvio, que essa estratégia não pode ser imposta, pois talvez sua equipe não deseja fazer esse tipo de divulgação.

3. Vão faltar profissionais qualificados na área

De acordo com a empresa de consultoria de gestão Capgemini Consulting, nove em cada dez empresas americanas afirmam que seus funcionários não têm habilidades necessárias para administrar as mídias sociais como uma ferramenta de negócios.

Isso pode afetar o funcionamento da empresa, o ritmo das vendas e os relacionamentos com clientes. Essa carência de habilidade com os canais sociais tende a aumentar, por isso é válido pensar com carinho na contratação de agências de marketing digital.

4. Executivos com grandes cargos participarão mais das redes sociais

Por mais que seja raro achar alguém que não tenha uma conta no Facebook, muitos empreendedores e executivos com grandes cargos dentro de empresas, como o de CEO, não têm forte presença nas redes sociais e nos meios online de comunicação.

A tarefa de cuidar deste nicho acaba ficando nas mãos de pessoas com outros cargos. Para 2017, isso tender a mudar. Os grandes executivos devem se imergir mais e mais em redes que vão além do Facebook. Bilhões de usuários e potenciais clientes estão conectados em diversos canais e participar deles é um importante pilar.

5. Redes sociais serão mais usadas como canais para vendas e atendimento ao cliente

As mídias sociais deixaram de ser algo exclusivamente relacionado ao marketing. Atualmente, consumidores conhecem e querem comprar os produtos exibidos em redes como o Pinterest e o Instagram.

Outras plataformas, como Facebook, por exemplo, são usados como canais de vendas. Fazer das mídias um canal de atendimento, vendas e contato com o cliente é uma tendência que vem se fortalecendo e deve se expandir ainda mais no que vem.

Escrito por Yuri Novaes

Oi, meu nome é Yuri Novaes e acredito que o empreendedorismo pode transformar não só o mundo em um lugar melhor, mas também a sua vida para melhor!

#HardWork

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça as dicas de Richard Branson para quem quer abrir uma empresa

3 ótimas ferramentas gratuitas para criação de Mapa Mental